Gamificação do treinamento corporativo

homem-sorrindo-feliz-mexendo-no-celular

Gamificação do treinamento corporativo

Não é à toa que a gamificação dos treinamentos têm se tornado uma das maiores tendências nos últimos anos. O fato é que os dados têm mostrado que as pessoas preferem aprender com games. Inclusive, em pesquisa recente realizada pela TalentLMS, foi perguntado como os trabalhadores se sentiam quando participavam de treinamentos. 83% deles se disseram mais motivados com treinamentos gamificados, em comparação com os treinamentos tradicionais. Por outro lado, para aqueles que se sentiam entediados, o número caiu de 49% para apenas 10% com os games.

No infográfico abaixo você pode entender melhor este comparativo, que mostra uma expressiva preferência por estratégias gamificadas para os treinamentos corporativos.

treinamento gamificado

 

No entanto, a utilização da gamificação no ensino não é tão recente. No artigo o aprendizado nem sempre foi como conhecemos, falamos um pouco da história do aprendizado. O fato é que temos hoje uma oportunidade única com a tecnologia que está disponível.

Os smartphones são poderosas ferramentas que podem ser utilizadas para a aplicação de jogos. As conexões de rede de 4 e 5G, somadas à ampla disponibilidade de acesso wi-fi, fazem com que possamos fazer coisas que antes estavam apenas nos filmes de ficção científica.

 

Case de gamificação para treinamentos

O maior case de gamificação para educação é o Duolingo. O famoso aplicativo para ensino de línguas, foi criado em Pittsburgh, PA, USA, em 2011. Através dele você é conduzido numa jornada divertida de perguntas e respostas. E, na medida que você vai acertando, vai passando de fases. Com a integração com as redes sociais você vê seus amigos num ranking, estimulando-o a jogar mais.

Os dados da empresa impressionam.

A plataforma conta atualmente com 300 milhões de usuários ativos. A média de exercícios completados por mês é de 7 bilhões. E mais de 53% de seus usuários estudam inglês, sendo a lingua preferida na plataforma. Estes números colocam o app como a maior plataforma gamificada de ensino do mundo. A empresa já captou US$108,3 milhões de dólares, tendo um valor estimado em US$ 1,5 bilhões de dólares.

Treinamentos gamificados no ambiente corporativo

Apesar de os dados mostrarem que as iniciativas gamificadas em treinamento têm maiores chances de lograrem êxito, muitas propostas de treinamento com gamificação no ambiente corporativo falham. De acordo com o portal Your Training Edge,  ao pensar numa iniciativa gamificada de treinamento, você deve ter os objetivos bem claros antes de desenhar uma estratégia deste tipo.

Se o objetivo for fazer os colaboradores consumirem conteúdo, ganhando pontos por assistirem vídeos, ocorrerá que irão clicar em play e colocar em mudo para conquistar seus badges ou prêmios. Portanto devemos ter em mente que a gamificação pode ser útil para atender três tipos de objetivos:

  1. Mudar comportamentos
  2. Desenvolver habilidades
  3. Capacitar a inovação

Um exemplo é orientar os treinamentos para desenvolver habilidades como, por exemplo capacitar times de vendas para dominar seus conhecimentos em melhores práticas para ofertar os produtos e serviços da empresa, com o objetivo de aumentar as taxas de conversão em vendas. Desta forma, como seu objetivo não é consumir conteúdo e sim melhorar as vendas, a estratégia de aumentar o domínio das informações dos vendedores contribui positivamente para uma maior autoconfiança do profissional, refletindo naturalmente nos seus resultados.

Portanto, é essencial contar com uma empresa especializada para implementar com êxito sua estratégia de treinamento gamificado.

Avatar
Felipe dos Santos

Felipe dos Santos é empreendedor. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS, possui MBA em Negócios Imobiliários na FGV. Foi co-fundador de destacadas empresas de tecnologia para o mercado imobiliário. Atualmente é co-fundador e CEO da Play2sell e Mentor no Founder Institute.

Comentário: 1

  • Avatar
    Celia Regina Lotti Daumichen

    Eu achei esta ideia de aprendizado por meio de gamificação brilhante! Eu sou apaixonada por esta forma de obter conhecimento, de se reciclar e de se atualizar sobre todos os produtos de nossas bases. Nunca foi tão fácil estudar , pesquisar e até fazer umas “colinhas” na hora do esquecimento ou por falta de tempo e da distância que nos impedem de conhecer pessoalmente todos produtos lançados. Parabéns a todos amo e repeito muito o trabalho de vocês!!! Sou a fã n° 1!!! Rsrsrsr.

Comente!